Balneário Camboriú é um município da Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí, no litoral norte do estado de Santa Catarina, no Brasil. Possui, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no ano de 2014, uma população de 124 557 habitantes, sendo o 11º município mais populoso do estado e o 2º menor em área total.
Destaca-se como o município com maior densidade demográfica de Santa Catarina, com mais de 2 350 habitantes por quilômetro quadrado. Balneário Camboriú possui uma das maiores densidades de prédios do Brasil. Apesar de possuir pouco mais de 100 000 habitantes, sua estrutura de edifícios comporta aproximadamente 1 000 000 de pessoas, marca frequentemente ultrapassada na alta temporada. Balneário Camboriú foi eleito o município com melhor qualidade de vida do litoral catarinense, sendo a segunda do estado, ficando atrás apenas de Florianópolis.
"Dónde está la Playa del Pinho?" Essa é a pergunta clássica que argentinos e uruguaios fazem ao cruzar suas fronteiras e invadir Balneário Camboriú, um dos principais destinos do litoral catarinense na alta temporada. O lugar reúne elementos de cidade grande e excepcionais praias para todos os perfis, o que inclui a famosa Praia do Pinho, a primeira naturalista no Brasil. A de Laranjeiras, com mar azulado e calmo, emoldurada pela Mata Atlântica, pode ser vista do teleférico do Parque Unipraias, um dos principais passeios locais. Outra referência é a vida noturna, com música eletrônica, beach clubs e agitação lá pela Praia do Estaleirinho. Alta gastronomia? Camboriú tem os estrelados L’Assiette, Bistrô Palatare e Bistrot La Table.
COMO CHEGAR
Navegantes, o aeroporto mais próximo, recebe voos de diversas capitais do país. A partir dele, há duas maneiras de chegar a Balneário: a mais rápida (14 km) inclui travessia de balsa (cinco minutos) até Itajaí. A mais longa (35 km) passa pela BR-101. Para chegar de ônibus, a Viação Catarinense (0800-470-470) faz viagens diárias entre Balneário e São Paulo, Florianópolis e Curitiba.
SUGESTÕES DE ROTEIROS
2 dias – Escolha uma das praias de acordo com seu perfil. A do PinhO, point naturalista, atrai banhistas que querem ficar mais à vontade. Para pegar boas ondas, a mais indicada é a dos Amores. A Central é a mais urbana e fica perto da principal área comercial da cidade, onde vale a pena fazer uma caminhada no final da tarde. Se a ideia é recarregar as energias em um ambiente familiar, a dica é passar um dia em Laranjeiras, que tem mar calmo, ideal para crianças. Para badalar, siga direto para Estaleiro e Estaleirinho, que unem belas paisagens a movimentados beach clubs.
3 dias – Há tempo suficiente para conhecer o Parque Unipraias, com teleférico, arvorismo, tirolesa, um trenó que pode atingir a velocidade de 60 km/h e vários mirantes com excelente vista panorâmica. Outra dica é caminhar por toda a extensão da Avenida Brasil – aproveite o passeio para saborear os picolés recheados do Los Paleteros ou uma salada de frutas na Surfers Paradise.
5 dias – Suba até o Cristo Luz para curtir uma das melhores vistas da cidade. Considere também escapadas até as cidades vizinhas. A praia Brava, em Itajaí, está a menos de 10 quilômetros e tem noites agitadas. Bons pontos de mergulho são o forte de Bombinhas, a 40 quilômetros. Penha, a 36 quilômetros, é a terra do Beto Carrero World, maior parque temático da América Latina, e do Pirão d’Água, melhor restaurante de comida açoriana do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário